Explicação da Logo PPGHDL

 

A logo do PPGHDL contém, além do nome do Programa, um adinkra que representa crocodilos siameses ligados pelo estômago. Trata-se de um símbolo da unidade na diversidade e da democracia. Assim, este adinkra refere-se à unidade entre os seres em meio à diversidade que os beneficia e fortalece.

A escrita de símbolos adinkra, especialmente presente no oeste da África, reflete um sistema de valores humanos, como integridade, harmonia e determinação, entre outros.

Os Akan – que formam a maior parte da população de Gana - utilizam esse sistema de símbolos para transmitir ideias, conceitos e saberes. Cada símbolo está associado a um provérbio ou ditado enraizado na experiência dos Akan.

 

          FUNTUNFUNEFU-DENKYEMFUNEFU

(A família humana é uma só, apesar da diversidade cultural. É importante manter a unidade, especialmente onde as pessoas compartilham um mesmo destino.)

 

Os adinkra constituem um sistema de preservação e transmissão de conhecimentos e valores conservados pelos Akan. Essa escritura pictográfica é utilizada no cotidiano dessa sociedade e aparece em tecidos, cerâmica, arquitetura e em objetos de bronze.

Conheça mais sobre o PPGHDL e os saberes, teorias e conceitos produzidos em África!
Acompanhe neste site e nas redes sociais para saber mais sobre as disciplinas, seminários, debates, palestras e outras ações.

Recomendamos que docentes, discentes e instituições parceiras utilizem a logo para reconhecer e divulgar o trabalho deste Programa de Pós.

Para acessar a logo do PPGHDL/FFLCH/USP em formatos distintos e/ou em vetor, acesse aqui.