II Seminário Discente

II Seminário Discente

 

II SEMINÁRIO DISCENTE

Evento para alunws e egressxs do Programa de Pós Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades

12 a 14 de setembro de 2023

Local: PPG Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades - YouTube

 

PROGRAMAÇÃO

MESA ABERTURA
12/09/2023, às 19h - “Os desafios e as oportunidades nas políticas de inclusão na pós graduação, as mudanças da CAPES e no programa PPGDHL: Importância da construção de ações de permanência e êxito voltadas para os pós graduandos”

Profa.  Clarice Monteiro Escott
Prof. Paulo Daniel Elias Farah 
Prof. Ricardo Alexino Ferreira

Mediação: Elisabete Montesano
Apoio You tube: Daniela Ernst

 

MESA
13/09, de manhã (10h às 12h) “Corporalidades, alteridades, territórios e modos de existência”

Mediação: Daniela Ernest 

Tel Ortiz
Não-binaridade e linguagem neutra

Luis Fernando Lobo Rosa Marques
As artes como dispositivo de enfrentamento das discriminações de gênero, em infâncias e adolescências lgbtqiapn+

Érica Pires do Amaral
Memórias, saberes e resistências de mestras de Capoeira, uma discussão de gênero e Capoeira.

Silvani Maria Da Silva
Narrativas de histórias de vida de 9 mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas reflexões sobre presença/ausência da mulher negra na educação, relacionando migração, pertencimento e (re)tomadas de jornada de vida.

Amaury José da Silva
Como as pessoas cis são desterritorializadas subjetiva e concretamente na sua cisgeneridade a partir de estar em uma relação com pessoas trans

Cristiane de Oliveira Figueiredo Rodrigues
 A educação da pessoa com deficiência e o papel do coordenador pedagógico

 

MESA
13/09 noite (19h às 21h) “Estudos literários, historiográficos, linguísticos, de narrativas, cultura e educação”

Mediação: Elisabete Montesano
Apoio you tube: Marcos Paulo Alves

Veronica Fagundes Vieira 
A promoção de educação antirracista no Município de Carapicuiba

Aline Fátima Da Silva Costa Magno
Escrevivência audiovisual: autorrepresentação de corpos subalternizados como micropolítica contra-hegemônica na sociedade do espetáculo

Raimundo Nonato da Silva Filho
Estudo sobre as Leis 10639/03 e 11645/08, que altera a Lei 9394/96, tornando obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, no ensino básico

Jorge Luís Felizardo dos Santos
Lei 10.639/2003

Pedro Rodrigues Junior
Educação Sexual no Ensino Fundamental II

Lia Aleixo
Os saberes ancestrais e a educação antirracista nos currículos das séries iniciais do ensino fundamental

Silvania Francisca de Jesus
Saberes ancestrais e a pedagógica do povo indígena Guarani Mbya

 

MESA
14/09 manhã (9h às 12h) “Mídias criativas, movimentos sociais e direitos emergentes”

Lúcia Emília Vieira Guedes
Mila Guedes
Conhecer as histórias de vida das mulheres com deficiência e/ou cuidadoras familiares das pessoas com deficiência que são militantes nos movimentos sociais de pessoas com deficiência.

Fernanda Gomes de Almeida
Compreender como negras lésbicas (res)existem e lutam para tornarem-se visíveis, debruçando-se sobre as subjetividades, a invisibilidade das pautas de negras lésbicas e as memórias de traumas e resistência diante as movimentações em torno do caso Luana Barbosa

Letycia Rendy Yobá Payayá
Autoafirmação indígena.

Fabiane M. Borges
Arte Ciência e Diversidade

Amanda Silva de Paula
Compreender como os corpos femininos são afetados e afetam dentro do espaço social da Capoeira

Silvani Maria Da Silva
Narrativas de histórias de vida de 9 mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas reflexões sobre presença/ausência da mulher negra na educação, relacionando migração, pertencimento e (re)tomadas de jornada de vida

 

MESA
14/09 noite (19h às 21h) “Poderes, políticas e resistências”

Luana Venancio Silva
Políticas públicas para pessoas idosas em situação de rua

Daniela Carolina Ernst
Problematizar nos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas/Ciências da Natureza dos Institutos Federais de Educação do Sul do Brasil

Karl Albert Diniz de Souza
Como a população imigrante e de refugiados pode participar na formulação, implantação e avaliação do I Plano Municipal da cidade de São Paulo sobre políticas para Imigrantes, triênio 2021/ 2024

Fernanda Rocha de Moraes
Forma de implementação das Políticas Públicas de enfrentamento de violências domésticas e familiares contra mulheres da Secretaria da Mulher de Embu das Artes/SP

Luciana de Sousa de Deus
Formas de atuar na educação infantil. Perceber práticas racistas/ antirracista e mostrar caminhos  para uma educação antirracista e que respeite a singularidade da criança.

Monique Rodrigues do Prado
A roda de samba como um espaço de produção de afetos

Wesley Vieira
Ecos da Liberdade: o agenciamento de memórias ancestrais no bairro da Liberdade-São Paulo