Docentes:
Doris Accioly e Silva
Lilian do Amaral Nunes
Sandra Regina Chaves Nunes
Início: 15/03/2023
Dia da semana: quartas-feiras
Horário: às 19:00
Modalidade: Híbrido
PROGRAMA
- Programa. Pesquisa, Arte e Política
OBJETIVOS:
Rever conceitos teórico-críticos dos estudos sobre Arte, Política e Artivismo;
Analisar experiências de artivismo contemporâneo à luz das teorias decoloniais e feministas;
Revisitar o Anarquismo e suas expressões artísticas no espaço e no tempo;
Apresentar práticas artísticas ativistas contemporâneas;
Refletir sobre os legados políticos e ativistas para o campo da arte contemporânea a partir de uma revisão historiográfica;
Analisar o uso das mídias e das redes sociais na compreensão da dimensão global dos artivismos insurgentes e das políticas culturais;
JUSTIFICATIVA:
A disciplina Pesquisa, Arte e Política se coaduna com o projeto Cátedra Nômada “Onde estão as mulheres na arte e na cidade?”, do Diversitas, coordenado pelas Profas. Dras. Silvana Nascimento e Lilian Amaral, que se propõe a realizar reflexões, debates, pesquisa e ações no campo da equidade de gênero na sua relação com as artes, os espaços urbanos, instituições e movimentos sociais.
Assim pretende retomar e ampliar de forma sistematizada as questões e respostas que nortearam esse projeto:
Onde estão e como se posicionam as mulheres artistas e suas obras, como são abordadas nos museus, na educação formal e não formal, assim como nos espaços públicos e nas publicações científicas e especializadas?
Considerando uma perspectiva glocalizada, como entender as implicações e os atuais contornos dos ciberfeminismos, das atuações em redes e dos artivismos com foco nas questões de gênero nas cidades contemporâneas, cenários de profundas transformações?
Nessa ampliação mais uma questão mais foi estruturada:
O que se herda de movimentos sociais ou das filosofias libertárias do séc. XIX?
As reflexões e discussões sobre essas questões pretendem percorrer as teorias decoloniais, as práticas artísticas e artivistas, as lutas anarquistas, como uma expressão dos movimentos feministas, das lutas por direitos, das expressões estéticas como formas de mudança social.
Nesse percurso, a disciplina reforça um dos objetivos da Cátedra Nômada: “implementar propostas e programas para reequilibrar as ausências cidadãs na construção das narrativas de memórias urbanas contemporâneas.”
CONTEÚDO (EMENTA):
Balanço crítico dos estudos teóricos sobre Arte, Política e Artivismo enfatizando o contexto latino-americanos;
Teorias decoloniais e feministas implicadas no campo da arte;
Arte e Transformação Social;
Artivismos Contemporâneos em perpesctiva relacional;
Anarquismo, Arte e Artivismos;
BIBLIOGRAFIA:
Bibliografia básica
NUNES, Lilian do Amaral. SCHWARTZ, Rosana Maria Pires Barbat. (Org.) Entre territórios e redes: arte, memória, cidades. São Paulo: e-Manuscrito, 2022.
(AMARAL, Lilian. SCHWARTZ, Rosana. ENTRE TERRITÓRIOS E REDES. Arte, Memórias, Cidades. Co-Pesquisa em Contexto Glocal, 2022. https://pluriverso.online/e-book_entre_territorios_e_redes/)
NUNES, Sandra Regina Chaves. “Independência ou morte! A forma estética comoterritório de liberdade”. Brasil 200 Anos de (In)Dependência (1822-2022). Org. Antônio Ribeiro de Almeida Jr. e Everaldo de Oliveira Andrade. São Paulo: Hucitec Editora, 2022.
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Obs: Serão utilizados e disponibilizados os textos dos Encontros Arte e Descolonização produzidos pelo MASP, em 2019 e 2020.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Importante: As estratégias de avaliação, (prova(s); seminário(s); projeto(s); exercício(s); ou outras), bem como a contribuição para o conceito final devem estar especificadas, de forma clara e contar a porcentagem de cada atividade
Será proposta a construção de uma produção audiovisual como requisito do processo de pesquisa e da práxis abordadas na disciplina. O produto audiovisual – minidoc (5’a 10’) - tendo como tema ARTIVISMOS CONTEMPORÂNEOS. O projeto consistirá na leitura e problematização de textos discutidos ao longo dos encontros propostos orientando e inspirando a produção audiovisual a ser realizada pelos participantes da disciplina. Essa produção poderá ser apresentada publicamente, tanto numa plataforma de vídeos on-line (YOUTUBE), bem como em uma instituição cultural da cidade de São Paulo, aberta para debate público, ampliando e divulgando essas produções para além do âmbito acadêmico. A avaliação será processual e por três etapas: leitura e análise bibliográfica, elaboração de roteiro, finalização e apresentação de seminário. As etapas acima descritas comporão 100% da avaliação discente.